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Oficina de Pinhole - 1ª visita, 02/09/2013, EMEF Altina Teixeira- Projeto "Fotografia na Lata".

Oficina de Pinhole - Projeto “Fotografia na Lata”
Data de Realização: 02/09/2013
Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Altina Teixeira
Alunos Integrantes da Oficina
Turma 81:
  • Camila Mayer Pereira
  • Ana Carolina da Silva Baptista
  • Isadora Moraes Linhares
  • Larissa Monteiro de Moura
  • Bárbara Rodrigues
  • Maiana Santos Toniolo
  • Natiéli G. da Silva
  • Vitória Miranda Camargo
  • Brendha Lied K.
  • Helen Dias
  • Glen Abdalla
  • Jéssica Lemos dos Santos
  • Nicolas Emanuel
  • Matheus Rodrigues
  • Lucas Eduardo Cruz Machado Soares
  • Lucas Gervasio
  • Jordana Porso
  • Franciele Moreira Pereira
  • Thomas P. Oliveira
  • Inacio O. da Rosa

Turma 82:
  • Jorge Roní Rossi
  • Carlos Eduardo Marzari Oliveira
  • Marcio Gomes Placil
  • Theodora Winter Maus
  • Ìngrid Boeher Ravanello
  • Thayla Braga Alves
  • Lívia Sarturi Quinhones
  • Luciana de Andrade Silveira
  • Rafaela Albiera Marques
  • Sheron Souza de Oliveira
  • Vitória Cesar da Silva
  • Larissa Comin dos Santos
  • Gabriela Menezes
  • Maria Eduarda Marques Moreira
  • Petrus Melgarejo
  • Robert Pereira
  • Deivid Machado
  • Emerson Z. Nunes machado
  • William Awila
  • Juan Victor
  • Wesley Oliveira
Materiais necessários para realização da oficina:
●  01 lata (pode ser de leite em pó ou café) ou caixa hermeticamente fechada e pintada de preto por dentro;
●  01 prego pequeno e 01 martelo;
●  01 agulha de costura;
●  01 pedaço de 05X05 cm de alumínio (lata de refrigerante ou cerveja) com um “X” escrito no verso de todo espaço do alumínio;
●   01 pedaço de papel fotográfico, o tamanho vai depender do tamanho da lata utilizada, mas para uma lata de leite ninho, por exemplo, use um pedaço de papel fotográfico de cerca de 7X7cm;
●   01 tripé para câmara fotográfica;
●   01 rolo de fita isolante preta.

Modo de preparo da lata para Pinhole:

            Pegue a lata com tampa, ou caixa hermeticamente fechada. Pinte toda a lata por dentro na cor preta, deixe secar e reserve. Depois de seca faça um furo na lateral da lata com prego pequeno, fure a lata de dentro para fora, para evitar que amasse com as batidas do martelo e reserve.
Com a ponta da agulha de costura, faça um pequeno furo na lata de alumínio (5x5cm), mas atenção, o furo deve ser bem no centro da lata, onde o X se encontra, conforme ilustração ao lado.

            Sobreponha este pedaço de alumínio com o furo da cabeça da agulha, sobre o furo anterior, de modo que a luz atravesse a lata pelo furo anteriormente feito com o prego e prenda à lata com o auxílio de fita isolante. Recorte 01 tira de fita isolante preta e dobre a ponta, cole o lado sem dobradura sobre o buraquinho feito com agulha, de modo a cobri-lo com a fita, pois será aberto somente no momento de tirar a foto. Abra a lata e cole pelo lado de dentro, no lado oposto do furo, um pedaço de fita isolante de modo que permita a fixação do pedaço de papel fotográfico, mas atenção, quando for colar o pedaço de papel fotográfico o buraco da lata deve ficar fechado e o ambiente todo no escuro, pois a claridade danificará o papel fotográfico. Feche bem a lata, o furo e reserve. 

Orientações aos estudantes dentro do laboratório de fotografia:

A turma foi dividida em dois grupos para melhor acomodação dentro do laboratório, no entanto os procedimentos realizados, foram os mesmos para ambos os grupos.
1.    O professor Carlos Blaya explicou ao grupo a lógica de uma câmara escura, para tanto o professor ilustra a explicação simulando uma câmara escura dentro do ambiente do laboratório de reprografia. A simulação consiste em:
a.    Apagar a luz do laboratório totalmente e abrir um pequeno orifício que está localizado na janela do laboratório;
b.    Pegar um porta retrato (sem fundo e que possui um papel manteiga, pode ser também papel vegetal, no lugar do vidro) e colocar em frente ao orifício, ajustando-o para dar o foco da imagem do lado de fora (uma árvore de cabeça para baixo).
 Assim, os estudantes percebem como ocorre a captura da imagem na fotografia.
2.    Após a explicação de como funciona uma câmara escura, o professor Blaya apagou novamente a luz do laboratório e acendeu somente a luz de segurança na cor vermelha para a confecção de um fotograma de um objeto para poder demonstrar a reação dos sais de prata que estão no papel fotográfico à luz. Para fazer um fotograma é necessário:  01 tira de papel fotográfico, cerca de (5x5cm); 01 objeto pequeno menor que o tamanho do papel fotográfico (pode ser um brinco, um brinquedo, etc.) e uma lanterna. Coloque o objeto sobre a tira de papel e ligue a luz da lanterna por uma fração de segundo e desligue. Depois submeta aos procedimentos necessários à revelação, que serão explicados a seguir.

3.    Os estudantes recebem uma explicação de como se monta uma pinhole de lata ou caixa, e como eles farão para capturar uma imagem ao ar livre, utilizando o tripé fotográfico para facilitar o enquadramento, então o professor Blaya coloca um papel fotográfico novo em cada lata e apronta o grupo para as fotografias.

OBS: Cada lata possui anotada na tampa o tempo necessário que o visor (orifício feito com a ponta da agulha) da lata deve ser descoberto com a fita isolante, o tempo varia entre 20 segundos a 1 minuto, pois, a variação decorre de acordo com o tamanho da lata, ou seja, da distância entre o furo e o papel dentro da lata, quanto menor a distância, menor também será o tempo de exposição.
4.    O grupo de estudantes sai do laboratório em busca da imagem para ser fotografada com a lata, juntamente com a equipe da oficina, percorrem as adjacências do prédio 74 em busca da foto, assim que cada estudante escolhe seu local, é montado o tripé e é aberto o visor da lata para captura da imagem, após todos estudantes tirarem suas fotos eles voltam ao laboratório para revelarem os negativos. O tempo de captura no dia 20 de maio de 2013 foi duplicado, em virtude do mal tempo, pois estava nublado e chuvoso, sendo assim se na tampa estava escrito tempo de exposição: 20s ficou exposto por 40s, em virtude do mal tempo e pouca claridade.

5.    O processo de revelação ocorrerá no laboratório com todas as luzes apagadas, somente a luz vermelha de segurança ficará acesa, estão dispostas sobre a bancada 03 bandejas plásticas, cada uma com uma pinça, também de plástico e em cada bandeja um líquido para o processo de revelação.
●     Na primeira bandeja: o REVELADOR;
●     Na segunda bandeja o INTERRUPTOR (vinagre, ácido acético);
●     Na terceira bandeja o FIXADOR
●     Haverá um 4º processo que é a LAVAGEM, que ocorrerá na pia do laboratório.
OBS: Em nenhum momento as fotos são colocadas em um varal, elas são dispostas para secar na bancada de granito, levemente inclinadas pela borda da bancada. O revelador e o interruptor são descartados depois das oficinas, não podem ser reaproveitados, o fixador poderá ser reaproveitado por um período maior. A secagem durará cerca de 24 hs na bancada do laboratório. Posteriormente os estudantes retornarão para fazer a cópia positiva e revelação da mesma, os quais serão explicados em outro momento. 

Fotos: Everton Tolves de Almeida- Acadêmico do Curso de Arquivologia

















Equipe: Sheron, Thalia, Emersom - Positivo em cima - Negativo embaixo
Equipe: Luciana, Lúcia e Márcio - Positivo em cima - Negativo embaixo
Equipe: Jorge, Gabriela e Rafaela - Positivo em cima - Negativo embaixo
Equipe: Jordan, Franciele e Jéssica - Positivo em cima - Negativo embaixo
Equipe: Bárbara, Camila e Thomas - Positivo em cima - Negativo embaixo
Equipe: Lucas, Inauê e Wesley - Positivo em cima - Negativo embaixo
Equipe: Nicolas, Lucas e Matheus - Positivo em cima - Negativo embaixo
Equipe: Branda, Helen e Larissa - Positivo em cima - Negativo embaixo
Equipe: Larissa, Ana e Isadora - Positivo em cima - Negativo embaixo


 Equipe: David, Willian e Gabriel - Positivo em cima - negativo embaixo

Equipe: Vitória, Larissa e Carlos - Positivo em cima - Negativo embaixo 

Equipe: Juan, Robert e Pétros - Positivo em cima - Negativo embaixo


Equipe: Theodóra, Ingrid e Maria Eduarda - Positivo em cima - Negativo embaixo







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