Pular para o conteúdo principal

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 07/10/2013,EMEF Escola Fontoura Ilha - Projeto "Fotografia na Lata"

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 07/10/2013, EMEF Escola Fontoura Ilha- Projeto "Fotografia na Lata"

Oficina de Pinhole - Projeto “Fotografia na Lata”

Data de Realização: 07/10/2013

Nome da Escola: EMEF Escola Fontoura Ilha

Alunos Integrantes da Oficina:

Nesta primeira oficina da EMEF Escola Fontoura Ilha os alunos visitaram o laboratório de Fotografia.

Materiais necessários para realização da oficina:
●  01 lata (pode ser de leite em pó ou café) ou caixa hermeticamente fechada e pintada de preto por dentro;
●  01 prego pequeno e 01 martelo;
●  01 agulha de costura;
●  01 pedaço de 05X05 cm de alumínio (lata de refrigerante ou cerveja) com um “X” escrito no verso de todo espaço do alumínio;
●   01 pedaço de papel fotográfico, o tamanho vai depender do tamanho da lata utilizada, mas para uma lata de leite ninho, por exemplo, use um pedaço de papel fotográfico de cerca de 7X7cm;
●   01 tripé para câmara fotográfica;
●   01 rolo de fita isolante preta.

Modo de preparo da lata para Pinhole:

            Pegue a lata com tampa, ou caixa hermeticamente fechada. Pinte toda a lata por dentro na cor preta, deixe secar e reserve. Depois de seca faça um furo na lateral da lata com prego pequeno, fure a lata de dentro para fora, para evitar que amasse com as batidas do martelo e reserve.
Com a ponta da agulha de costura, faça um pequeno furo na lata de alumínio (5x5cm), mas atenção, o furo deve ser bem no centro da lata, onde o X se encontra, conforme ilustração ao lado.

            Sobreponha este pedaço de alumínio com o furo da cabeça da agulha, sobre o furo anterior, de modo que a luz atravesse a lata pelo furo anteriormente feito com o prego e prenda à lata com o auxílio de fita isolante. Recorte 01 tira de fita isolante preta e dobre a ponta, cole o lado sem dobradura sobre o buraquinho feito com agulha, de modo a cobri-lo com a fita, pois será aberto somente no momento de tirar a foto. Abra a lata e cole pelo lado de dentro, no lado oposto do furo, um pedaço de fita isolante de modo que permita a fixação do pedaço de papel fotográfico, mas atenção, quando for colar o pedaço de papel fotográfico o buraco da lata deve ficar fechado e o ambiente todo no escuro, pois a claridade danificará o papel fotográfico. Feche bem a lata, o furo e reserve. 

Orientações aos estudantes dentro do laboratório de fotografia:

A turma foi dividida em dois grupos para melhor acomodação dentro do laboratório, no entanto os procedimentos realizados, foram os mesmos para ambos os grupos.
1.    O professor Carlos Blaya explicou ao grupo a lógica de uma câmara escura, para tanto o professor ilustra a explicação simulando uma câmara escura dentro do ambiente do laboratório de reprografia. A simulação consiste em:
a.    Apagar a luz do laboratório totalmente e abrir um pequeno orifício que está localizado na janela do laboratório;
b.    Pegar um porta retrato (sem fundo e que possui um papel manteiga, pode ser também papel vegetal, no lugar do vidro) e colocar em frente ao orifício, ajustando-o para dar o foco da imagem do lado de fora (uma árvore de cabeça para baixo).
 Assim, os estudantes percebem como ocorre a captura da imagem na fotografia.
2.    Após a explicação de como funciona uma câmara escura, o professor Blaya apagou novamente a luz do laboratório e acendeu somente a luz de segurança na cor vermelha para a confecção de um fotograma de um objeto para poder demonstrar a reação dos sais de prata que estão no papel fotográfico à luz. Para fazer um fotograma é necessário:  01 tira de papel fotográfico, cerca de (5x5cm); 01 objeto pequeno menor que o tamanho do papel fotográfico (pode ser um brinco, um brinquedo, etc.) e uma lanterna. Coloque o objeto sobre a tira de papel e ligue a luz da lanterna por uma fração de segundo e desligue. Depois submeta aos procedimentos necessários à revelação, que serão explicados a seguir.

3.    Os estudantes recebem uma explicação de como se monta uma pinhole de lata ou caixa, e como eles farão para capturar uma imagem ao ar livre, utilizando o tripé fotográfico para facilitar o enquadramento, então o professor Blaya coloca um papel fotográfico novo em cada lata e apronta o grupo para as fotografias.

OBS: Cada lata possui anotada na tampa o tempo necessário que o visor (orifício feito com a ponta da agulha) da lata deve ser descoberto com a fita isolante, o tempo varia entre 20 segundos a 1 minuto, pois, a variação decorre de acordo com o tamanho da lata, ou seja, da distância entre o furo e o papel dentro da lata, quanto menor a distância, menor também será o tempo de exposição.
4.    O grupo de estudantes sai do laboratório em busca da imagem para ser fotografada com a lata, juntamente com a equipe da oficina, percorrem as adjacências do prédio 74 em busca da foto, assim que cada estudante escolhe seu local, é montado o tripé e é aberto o visor da lata para captura da imagem, após todos estudantes tirarem suas fotos eles voltam ao laboratório para revelarem os negativos. O tempo de captura no dia 20 de maio de 2013 foi duplicado, em virtude do mal tempo, pois estava nublado e chuvoso, sendo assim se na tampa estava escrito tempo de exposição: 20s ficou exposto por 40s, em virtude do mal tempo e pouca claridade.

5.    O processo de revelação ocorrerá no laboratório com todas as luzes apagadas, somente a luz vermelha de segurança ficará acesa, estão dispostas sobre a bancada 03 bandejas plásticas, cada uma com uma pinça, também de plástico e em cada bandeja um líquido para o processo de revelação.
●     Na primeira bandeja: o REVELADOR;
●     Na segunda bandeja o INTERRUPTOR (vinagre, ácido acético);
●     Na terceira bandeja o FIXADOR
●     Haverá um 4º processo que é a LAVAGEM, que ocorrerá na pia do laboratório.
OBS: Em nenhum momento as fotos são colocadas em um varal, elas são dispostas para secar na bancada de granito, levemente inclinadas pela borda da bancada. O revelador e o interruptor são descartados depois das oficinas, não podem ser reaproveitados, o fixador poderá ser reaproveitado por um período maior. A secagem durará cerca de 24 hs na bancada do laboratório. Posteriormente os estudantes retornarão para fazer a cópia positiva e revelação da mesma, os quais serão explicados em outro momento. 
Nesta visita foram revelados apenas os negativos, os positivos serão revelados na 2ª visita.













Fotos: Everton Tolves de Almeida- Acadêmico do Curso de Arquivologia- UFSM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 02/09/2013, EMEF Altina Teixeira- Projeto "Fotografia na Lata".

Oficina de Pinhole - Projeto “Fotografia na Lata” Data de Realização:  02/09/2013 Nome da Escola:  Escola Municipal de Ensino Fundamental Altina Teixeira Alunos Integrantes da Oficina Turma 81: Camila Mayer Pereira Ana Carolina da Silva Baptista Isadora Moraes Linhares Larissa Monteiro de Moura Bárbara Rodrigues Maiana Santos Toniolo Natiéli G. da Silva Vitória Miranda Camargo Brendha Lied K. Helen Dias Glen Abdalla Jéssica Lemos dos Santos Nicolas Emanuel Matheus Rodrigues Lucas Eduardo Cruz Machado Soares Lucas Gervasio Jordana Porso Franciele Moreira Pereira Thomas P. Oliveira Inacio O. da Rosa Turma 82: Jorge Roní Rossi Carlos Eduardo Marzari Oliveira Marcio Gomes Placil Theodora Winter Maus Ìngrid Boeher Ravanello Thayla Braga Alves Lívia Sarturi Quinhones Luciana de Andrade Silveira Rafaela Albiera Marques Sheron Souza de Oliveira Vitória Cesar da Silva Larissa Comin dos Santos Gabriela Menezes Maria Eduarda Marques Mor

Oficina de Blog - Visita Única, 04/11/2013, EMEF São Carlos - Projeto "Fotografia na Lata"

Nome da Escola: EMEF São Carlos       Alunos Integrantes da Oficina: Mateus F. da Silva Camila Lopes Pereira Ariele da Silva Ravalheiro Indiara Pereira de Melo Ingrid Michelin da Silva Stéfani Michelin da Silva Viviane Vieira da Silveira Jéssica Antunes Leandra Fernandes Aires Vitória da Silva Langondoff            A oficina para a criação do blog começou um pouco antes das 16 horas em um dos laboratórios de informática (sala 4404) do CCSH. No começo, após a apresentação dos colegas presentes foi dado início à apresentação dos slides sobre a criação do blog. Após a apresentação foi perguntado aos alunos se os mesmos tinham cadastro no “Gmail”. Para aqueles que não tinham, a orientação foi que esse fosse o primeiro passo a ser realizado. Com a colaboração dos colegas foram criados e-mails para os alunos. Em alguns casos, era solicitado um número de celular para que se pudesse concluir a etapa de criação do e-mail. Concluída essa etapa, o passo seguinte foi