Pular para o conteúdo principal

Oficina de Pinhole - 2ª visita, 21/10/2013, E.M.E.F Fontoura Ilha- Projeto "Fotografia na Lata"

Oficina de Pinhole - Projeto “Fotografia na Lata”

Data de Realização: 21/10/2013
Nome da Escola: EMFE Fontoura Ilha
Alunos Integrantes da Oficina:
Turma 92
  • Taynara Pereira
  • Laura Debiazi
  • Taxilaine Fernades
  • Tamires Andrade
  • Gabriel Dutra
  • Deisson Pereira
  • José Carlos Corin
  • Leonardo Bandeira

 Turma 91
  • Dyovana  Dalsoto
  • Thanise Maynara
  • Bruna Machado
  • Juliane Muller
  • Ana Julia de Oliveira
  • Yolana Zago
  • Vicente Carvalho
  • Bruno Henrique
  • Diego Santos
  • Athos da Silva
  • Haigon  Martins


A Escola Fontoura Ilha foi a 10ª escola a participar do projeto Na Lata, nas oficinas propostas, separando as turmas em dois grupos para agilizar o desenvolvimento das atividades.

Nesta segunda visita os positivos foram revelados. O processo de revelação ocorrerá da mesma forma que ocorreu com os negativos, ou seja, no laboratório com todas as luzes apagadas, somente a luz vermelha de segurança ficará acesa, estão dispostas sobre a bancada 03 bandejas plásticas, cada uma com uma pinça, também de plástico e em cada bandeja um líquido para o processo de revelação.

●     Na primeira bandeja: o REVELADOR;
●     Na segunda bandeja o INTERRUPTOR (vinagre, ácido acético);
●     Na terceira bandeja o FIXADOR
●     Haverá um 4º processo que é a LAVAGEM, que ocorrerá na pia do laboratório.

OBS: Em nenhum momento as fotos são colocadas em um varal, elas são dispostas para secar na bancada de granito, levemente inclinadas pela borda da bancada. O revelador e o interruptor são descartados depois das oficinas, não podem ser reaproveitados, o fixador poderá ser reaproveitado por um período maior. A secagem durará cerca de 24 hs na bancada do laboratório. Posteriormente os estudantes retornarão para fazer a cópia positiva e revelação da mesma, os quais serão explicados em outro momento. 

Algumas fotografias ficaram mais legíveis do que outras em virtude da técnica adotada pelo aluno no momento da captura e outras não foram digitalizadas, pois ficaram ilegíveis ou muito tremidas.


Ana Júlia de Oliveira - Esquerda positivo e direita negativo

Athos da Silva - Esquerda positivo e direita negativo




Taynara Ferreira - Esquerda negativo e direita positivo


Laura Debiazi - Esquerda positivo e direita negativo


Tamires Andrade - Esquerda negativo e direita positivo

Thanise Maynara - Esquerda negativo e direita positivo

Yohana Lago - Esquerda positivo e direita negativo

Tascilaine Peres - Esquerda negativo e direita positivo

 Laura Debiazi - Esquerda positivo e direita negativo

Vicente Carvalho - Direita negativo e esquerda positivo

Andrieli Oliveira - Direita positivo e esquerda negativo

Arieli Cavalheiro - Direita negativo e esquerda positivo

Camila Lopes - Direita negativo e esquerda positivo

Mateus Freitas - Direita positivo e esquerda negativo

Felipe Lopes - Direita negativo e esquerda positivo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 07/10/2013,EMEF Escola Fontoura Ilha - Projeto "Fotografia na Lata"

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 07/10/2013, EMEF Escola Fontoura Ilha- Projeto "Fotografia na Lata" Oficina de Pinhole - Projeto “Fotografia na Lata” Data de Realização: 07 /10/2013 Nome da Escola:  EMEF Escola Fontoura Ilha Alunos Integrantes da Oficina: Nesta primeira oficina da EMEF Escola Fontoura Ilha os alunos visitaram o laboratório de Fotografia. Materiais necessários para realização da oficina: ●  01 lata (pode ser de leite em pó ou café) ou caixa hermeticamente fechada e pintada de preto por dentro; ●  01 prego pequeno e 01 martelo; ●  01 agulha de costura; ●  01 pedaço de 05X05 cm de alumínio (lata de refrigerante ou cerveja) com um “X” escrito no verso de todo espaço do alumínio; ●   01 pedaço de papel fotográfico, o tamanho vai depender do tamanho da lata utilizada, mas para uma lata de leite ninho, por exemplo, use um pedaço de papel fotográfico de cerca de 7X7cm; ●   01 tripé ...

Repositorios Archivísticos Digitales Confiables (RDC-Arch): Cadena de Cu...

La Universidad Federal Fluminense (UFF), el Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico de Brasil y la Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA) convocan al curso-taller, impartido desde Brasil por Daniel Flores. El objetivo de la actividad es los repositorios archivísticos digitales confiables (RDC-Arch) como ambiente de preservación permanente para los documentos de archivo, considerando primordialmente que estos son complejos y sensibles y, por tanto, necesitan de requisitos archivísticos específicos para garantizar su autenticidad, preservación y manutención de su cadena de custodia digital archivística. Daniel Flores es licenciado en Archivología en Universidad Federal de Santa Maria (UFSM), master of Production Engineering - Tecnología de la Información en UFSM y doctor en Documentación en Fundación General de la Universidad de Salamanca, Salamanca (USAL, España), revalidado por Universidad Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como doctor en Ciencias de la Información ...