Pular para o conteúdo principal

Oficina de Pinhole - 2ª visita, 21/10/2013, E.M.E.F Fontoura Ilha- Projeto "Fotografia na Lata"

Oficina de Pinhole - Projeto “Fotografia na Lata”

Data de Realização: 21/10/2013
Nome da Escola: EMFE Fontoura Ilha
Alunos Integrantes da Oficina:
Turma 92
  • Taynara Pereira
  • Laura Debiazi
  • Taxilaine Fernades
  • Tamires Andrade
  • Gabriel Dutra
  • Deisson Pereira
  • José Carlos Corin
  • Leonardo Bandeira

 Turma 91
  • Dyovana  Dalsoto
  • Thanise Maynara
  • Bruna Machado
  • Juliane Muller
  • Ana Julia de Oliveira
  • Yolana Zago
  • Vicente Carvalho
  • Bruno Henrique
  • Diego Santos
  • Athos da Silva
  • Haigon  Martins


A Escola Fontoura Ilha foi a 10ª escola a participar do projeto Na Lata, nas oficinas propostas, separando as turmas em dois grupos para agilizar o desenvolvimento das atividades.

Nesta segunda visita os positivos foram revelados. O processo de revelação ocorrerá da mesma forma que ocorreu com os negativos, ou seja, no laboratório com todas as luzes apagadas, somente a luz vermelha de segurança ficará acesa, estão dispostas sobre a bancada 03 bandejas plásticas, cada uma com uma pinça, também de plástico e em cada bandeja um líquido para o processo de revelação.

●     Na primeira bandeja: o REVELADOR;
●     Na segunda bandeja o INTERRUPTOR (vinagre, ácido acético);
●     Na terceira bandeja o FIXADOR
●     Haverá um 4º processo que é a LAVAGEM, que ocorrerá na pia do laboratório.

OBS: Em nenhum momento as fotos são colocadas em um varal, elas são dispostas para secar na bancada de granito, levemente inclinadas pela borda da bancada. O revelador e o interruptor são descartados depois das oficinas, não podem ser reaproveitados, o fixador poderá ser reaproveitado por um período maior. A secagem durará cerca de 24 hs na bancada do laboratório. Posteriormente os estudantes retornarão para fazer a cópia positiva e revelação da mesma, os quais serão explicados em outro momento. 

Algumas fotografias ficaram mais legíveis do que outras em virtude da técnica adotada pelo aluno no momento da captura e outras não foram digitalizadas, pois ficaram ilegíveis ou muito tremidas.


Ana Júlia de Oliveira - Esquerda positivo e direita negativo

Athos da Silva - Esquerda positivo e direita negativo




Taynara Ferreira - Esquerda negativo e direita positivo


Laura Debiazi - Esquerda positivo e direita negativo


Tamires Andrade - Esquerda negativo e direita positivo

Thanise Maynara - Esquerda negativo e direita positivo

Yohana Lago - Esquerda positivo e direita negativo

Tascilaine Peres - Esquerda negativo e direita positivo

 Laura Debiazi - Esquerda positivo e direita negativo

Vicente Carvalho - Direita negativo e esquerda positivo

Andrieli Oliveira - Direita positivo e esquerda negativo

Arieli Cavalheiro - Direita negativo e esquerda positivo

Camila Lopes - Direita negativo e esquerda positivo

Mateus Freitas - Direita positivo e esquerda negativo

Felipe Lopes - Direita negativo e esquerda positivo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 02/09/2013, EMEF Altina Teixeira- Projeto "Fotografia na Lata".

Oficina de Pinhole - Projeto “Fotografia na Lata” Data de Realização:  02/09/2013 Nome da Escola:  Escola Municipal de Ensino Fundamental Altina Teixeira Alunos Integrantes da Oficina Turma 81: Camila Mayer Pereira Ana Carolina da Silva Baptista Isadora Moraes Linhares Larissa Monteiro de Moura Bárbara Rodrigues Maiana Santos Toniolo Natiéli G. da Silva Vitória Miranda Camargo Brendha Lied K. Helen Dias Glen Abdalla Jéssica Lemos dos Santos Nicolas Emanuel Matheus Rodrigues Lucas Eduardo Cruz Machado Soares Lucas Gervasio Jordana Porso Franciele Moreira Pereira Thomas P. Oliveira Inacio O. da Rosa Turma 82: Jorge Roní Rossi Carlos Eduardo Marzari Oliveira Marcio Gomes Placil Theodora Winter Maus Ìngrid Boeher Ravanello Thayla Braga Alves Lívia Sarturi Quinhones Luciana de Andrade Silveira Rafaela Albiera Marques Sheron Souza de Oliveira Vitória Cesar da Silva Larissa Comin dos Santos Gabriela Menezes Maria Eduarda Marques Mor

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 07/10/2013,EMEF Escola Fontoura Ilha - Projeto "Fotografia na Lata"

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 07/10/2013, EMEF Escola Fontoura Ilha- Projeto "Fotografia na Lata" Oficina de Pinhole - Projeto “Fotografia na Lata” Data de Realização: 07 /10/2013 Nome da Escola:  EMEF Escola Fontoura Ilha Alunos Integrantes da Oficina: Nesta primeira oficina da EMEF Escola Fontoura Ilha os alunos visitaram o laboratório de Fotografia. Materiais necessários para realização da oficina: ●  01 lata (pode ser de leite em pó ou café) ou caixa hermeticamente fechada e pintada de preto por dentro; ●  01 prego pequeno e 01 martelo; ●  01 agulha de costura; ●  01 pedaço de 05X05 cm de alumínio (lata de refrigerante ou cerveja) com um “X” escrito no verso de todo espaço do alumínio; ●   01 pedaço de papel fotográfico, o tamanho vai depender do tamanho da lata utilizada, mas para uma lata de leite ninho, por exemplo, use um pedaço de papel fotográfico de cerca de 7X7cm; ●   01 tripé para câmara fotográfica;

Oficina de Blog - Visita Única, 04/11/2013, EMEF São Carlos - Projeto "Fotografia na Lata"

Nome da Escola: EMEF São Carlos       Alunos Integrantes da Oficina: Mateus F. da Silva Camila Lopes Pereira Ariele da Silva Ravalheiro Indiara Pereira de Melo Ingrid Michelin da Silva Stéfani Michelin da Silva Viviane Vieira da Silveira Jéssica Antunes Leandra Fernandes Aires Vitória da Silva Langondoff            A oficina para a criação do blog começou um pouco antes das 16 horas em um dos laboratórios de informática (sala 4404) do CCSH. No começo, após a apresentação dos colegas presentes foi dado início à apresentação dos slides sobre a criação do blog. Após a apresentação foi perguntado aos alunos se os mesmos tinham cadastro no “Gmail”. Para aqueles que não tinham, a orientação foi que esse fosse o primeiro passo a ser realizado. Com a colaboração dos colegas foram criados e-mails para os alunos. Em alguns casos, era solicitado um número de celular para que se pudesse concluir a etapa de criação do e-mail. Concluída essa etapa, o passo seguinte foi