Oficina de Marmorização - 1ª visita, 02/09/2013, EMEF Altina Teixeira- Projeto "Fotografia na Lata".
Oficina de
Marmorização - Projeto “Fotografia na Lata”
Data de Realização: 02/09/2013
Nome da Escola:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Altina Teixeira
Alunos
Integrantes da Oficina
Turma
81:
- Camila Mayer Pereira
- Ana Carolina da Silva Baptista
- Isadora Moraes Linhares
- Larissa Monteiro de Moura
- Bárbara Rodrigues
- Maiana Santos Toniolo
- Natiéli G. da Silva
- Vitória Miranda Camargo
- Brendha Lied K.
- Helen Dias
- Elen Abdalla
- Jéssica Lemos dos Santos
- Nicolas Emanuel
- Matheus Rodrigues
- Lucas Eduardo Cruz Machado Soares
- Lucas Gervasio
- Jordana Porso
- Franciele Moreira Pereira
- Thomas P. Oliveira
- Inacio O. da Rosa
Turma
82:
- Jorge Roní Rossi
- Carlos Eduardo Marzari Oliveira
- Marcio Gomes Placil
- Theodora Winter Maus
- Ìngrid Boeher Ravanello
- Thayla Braga Alves
- Lívia Sarturi Quinhones
- Luciana de Andrade Silveira
- Rafaela Albiera Marques
- Sheron Souza de Oliveira
- Vitória Cesar da Silva
- Larissa Comin dos Santos
- Gabriela Menezes
- Maria Eduarda Marques Moreira
- Petrus Melgarejo
- Robert Pereira
- Deivid Machado
- Emerson Z. Nunes machado
- William Awila
- Juan Victor
- Wesley Oliveira
A oficina de marmorização, realizada no Laboratório de Restauração do
Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é
resultado da proposta do Subprojeto “Na Lata”, que objetiva promover a inclusão social de estudantes de escolas da rede
pública mediante troca de conhecimento e desenvolvimento da cultura científica.
Para a primeira oficina
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Altina Teixeira, com o conhecimento e
aplicação da técnica de marmorização, a turma de alunos foi dividida em dois
grupos, sendo a primeira composta por 20 (vinte) alunos e a segunda por 21
(vinte e um) alunos.
A sistemática das
atividades propostas neste Subprojeto é a seguinte: enquanto uma turma participa
da oficina de marmorização, a outra participa da oficina da fotografia na lata.
Posteriormente, é dado um pequeno intervalo e, após as turmas são trocadas a
fim de permitir a realização de todas as atividades (marmorização e
fotografia).
Em virtude do elevado
número de participantes nesta oficina e o curto período de tempo para sua
realização, ficou decidido pela equipe de trabalho que nesta oficina os alunos
iriam realizar um único papel marmorizado, em vez se dois (2) como era
previsto.
Inicialmente, na
primeira parte da oficina, o funcionário Raone realizou uma breve apresentação
sobre o que consistia a técnica de marmorização e suas possíveis utilidades,
como na encadernação de agendas e de marca-páginas. Após convidou os alunos
para assistir algumas possibilidades de movimentos usando a técnica de
marmorização.
Em seguida, ficou
decidido pela equipe que para a realização da técnica de marmorização iriam
quadro alunos por vez, enquanto os demais aguardavam para evitar tumultos,
usando esta metodologia tanto para a primeira turma quanto para a segunda.
A primeira turma
realizou as atividades com bastante dedicação e entusiasmo, pois adoraram a
técnica. Cabe destacar que uma aluno
ajudou, durante toda a oficina, os demais colegas no momento de isenção do
papel sobre a superfície líquida.
Na segunda parte da
oficina a professora Sônia Elisabete Constante realizou uma breve introdução
sobre o que era o curso de Arquivologia e algumas atividades desenvolvidas no Laboratório
de Restauração.
Posteriormente foi
usado e mesma sistemática utilizada pela turma anterior. A Segunda turma também
realizou toda a atividade com bastante dedicação, ficando um pouco tristes por
não poderem realizar dois papéis marmorizados em função do tempo.
Observou-se que os
participantes, de ambas as turmas, realizaram as tarefas com entusiasmo, além
de ficarem curiosos com a possibilidade de criação empregando a técnica de
marmorização, pois interpelaram as oficineiras com diversas perguntas sobre a
elaboração da cola, da tinta e das técnicas empregadas. Esse entusiasmo foi
claramente percebido, pois os alunos realizaram mais do que foi proposto na
oficina, demonstraram vontade de repetir os conhecimentos adquiridos na
oficina, seja em casa ou na escola.
A partir desta
experiência, percebe-se o quanto é gratificante para os integrantes deste subprojeto,
incluindo professores, servidores, bolsistas e voluntários, já que vislumbra a
satisfação dos alunos em conhecer novas técnicas e sentirem-se como parte
integrante do universo acadêmico, já que instiga em cada aluno a expectativa de
retornar depois como estudante da própria instituição.
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