Oficina de
Pinhole – fotografia na lata
Beatriz Vieira Feck;
Bruna Gabriela C. dos Santos;
Daiane Oliveira de Brum;
Edinei Xavier da Silva;
Eric Souza da Silva;
Gabriel da Silva Pinheiro;
Gabriela Gonçalves Lemes;
Gisele Santana Rodrigues;
Guilherme Diniz Matias;
Igor Brum;
José Gabriel Machado Parreira;
Júlia Gabriéli Roque;
Larissa Lopes da Rosa;
Luciano Colaço Júnior;
Mateus Joel Roque;
Mikaela Farias Paula;
Sara Rubert Picolini;
Taliana da Silva Leal;
Tassiane da Silva Silveira;
Vanessa Martins de Medeiros;
Willian dos Santos Carvalho.
As
fotografias que ilustram a oficina de Pinhole foram tiradas pelo estudante e
membro da oficina Everton Tolves de Almeida:
Negativos e Positivos capturados pelos estudantes:
Datas de
Realização: 27/05/2013
Nome da
Escola: EMEF Júlio do Canto
Diretora: Ruth
Terezinha Carvalho Lopes
Endereço: Rua Bolívia,
119 Vila Soares do Canto – Camobi – CEP: 97110-140
Telefone: (55) 3226 1268
Alunos integrantes da oficina:
Bruna Gabriela C. dos Santos;
Daiane Oliveira de Brum;
Edinei Xavier da Silva;
Eric Souza da Silva;
Gabriel da Silva Pinheiro;
Gabriela Gonçalves Lemes;
Gisele Santana Rodrigues;
Guilherme Diniz Matias;
Igor Brum;
José Gabriel Machado Parreira;
Júlia Gabriéli Roque;
Larissa Lopes da Rosa;
Luciano Colaço Júnior;
Mateus Joel Roque;
Mikaela Farias Paula;
Sara Rubert Picolini;
Taliana da Silva Leal;
Tassiane da Silva Silveira;
Vanessa Martins de Medeiros;
Willian dos Santos Carvalho.
Materiais
necessários para realização da oficina:
● 01
lata (pode ser de leite em pó ou café) ou caixa hermeticamente fechada e
pintada de preto por dentro;
● 01
prego pequeno e 01 martelo;
● 01
agulha de costura;
● 01
pedaço de 05X05 cm de alumínio (lata de refrigerante ou cerveja) com um “X”
escrito no verso de todo espaço do alumínio;
● 01
pedaço de papel fotográfico, o tamanho vai depender do tamanho da lata
utilizada, mas para uma lata de leite ninho, por exemplo, use um pedaço de
papel fotográfico de cerca de 7X7cm;
● 01
tripé para câmara fotográfica;
● 01
rolo de fita isolante preta.
Modo de
preparo da lata para Pinhole:
Pegue a lata
com tampa, ou caixa hermeticamente fechada. Pinte toda a lata por dentro na cor
preta, deixe secar e reserve. Depois de seca faça um furo na lateral da lata
com prego pequeno, fure a lata de dentro para fora, para evitar que amasse com
as batidas do martelo e reserve.
Com a ponta
da agulha de costura, faça um pequeno furo na lata de alumínio (5x5cm), mas
atenção, o furo deve ser bem no centro da lata, onde o X se encontra, conforme
ilustração ao lado.
Sobreponha
este pedaço de alumínio com o furo da cabeça da agulha, sobre o furo anterior,
de modo que a luz atravesse a lata pelo furo anteriormente feito com o prego e
prenda à lata com o auxílio de fita isolante. Recorte 01 tira de fita isolante
preta e dobre a ponta, cole o lado sem dobradura sobre o buraquinho feito
com agulha, de modo a cobri-lo com a fita, pois será aberto somente no momento
de tirar a foto. Abra a lata e cole pelo lado de dentro, no lado oposto do
furo, um pedaço de fita isolante de modo que permita a fixação do pedaço de
papel fotográfico, mas atenção, quando for colar o pedaço de papel fotográfico
o buraco da lata deve ficar fechado e o ambiente todo no escuro, pois a
claridade danificará o papel fotográfico. Feche bem a lata, o furo e
reserve.
Orientações
aos estudantes dentro do laboratório de fotografia:
A turma foi
dividida em dois grupos para melhor acomodação dentro do laboratório, no
entanto os procedimentos realizados, foram os mesmos para ambos os grupos.
1. O
professor Carlos Blaya explicou ao grupo a lógica de uma câmara escura, para
tanto o professor ilustra a explicação simulando uma câmara escura dentro do
ambiente do laboratório de reprografia. A simulação consiste em:
a. Apagar
a luz do laboratório totalmente e abrir um pequeno orifício que está localizado
na janela do laboratório;
b. Pegar
um porta retrato (sem fundo e que possui um papel manteiga, pode ser também
papel vegetal, no lugar do vidro) e colocar em frente ao orifício, ajustando-o
para dar o foco da imagem do lado de fora (uma árvore de cabeça para baixo).
Assim, os estudantes percebem como ocorre a captura da imagem na fotografia.
Assim, os estudantes percebem como ocorre a captura da imagem na fotografia.
2. Após
a explicação de como funciona uma câmara escura, o professor Blaya apagou
novamente a luz do laboratório e acendeu somente a luz de segurança na cor
vermelha para a confecção de um fotograma de um objeto para poder demonstrar a
reação dos sais de prata que estão no papel fotográfico à luz. Para fazer um
fotograma é necessário: 01 tira de papel fotográfico, cerca de
(5x5cm); 01 objeto pequeno menor que o tamanho do papel fotográfico (pode ser
um brinco, um brinquedo, etc.) e uma lanterna. Coloque o objeto sobre a tira de
papel e ligue a luz da lanterna por uma fração de segundo e desligue. Depois
submeta aos procedimentos necessários à revelação, que serão explicados a
seguir.
3. Os
estudantes recebem uma explicação de como se monta uma pinhole de lata ou
caixa, e como eles farão para capturar uma imagem ao ar livre, utilizando o
tripé fotográfico para facilitar o enquadramento, então o professor Blaya
coloca um papel fotográfico novo em cada lata e apronta o grupo para as
fotografias.
OBS: Cada lata
possui anotada na tampa o tempo necessário que o visor (orifício feito com a
ponta da agulha) da lata deve ser descoberto com a fita isolante, o tempo varia
entre 20 segundos a 1 minuto, pois, a variação decorre de acordo com o tamanho
da lata, ou seja, da distância entre o furo e o papel dentro da lata, quanto
menor a distância, menor também será o tempo de exposição.
4. O
grupo de estudantes sai do laboratório em busca da imagem para ser fotografada
com a lata, juntamente com a equipe da oficina, percorrem as adjacências do
prédio 74 em busca da foto, assim que cada estudante escolhe seu local, é
montado o tripé e é aberto o visor da lata para captura da imagem, após todos
estudantes tirarem suas fotos eles voltam ao laboratório para revelarem os
negativos. O tempo de captura no dia 20 de maio de 2013 foi duplicado, em
virtude do mal tempo, pois estava nublado e chuvoso, sendo assim se na tampa
estava escrito tempo de exposição: 20s ficou exposto por 40s, em virtude do mal
tempo e pouca claridade.
5. O
processo de revelação ocorrerá no laboratório com todas as luzes apagadas,
somente a luz vermelha de segurança ficará acesa, estão dispostas sobre a
bancada 03 bandejas plásticas, cada uma com uma pinça, também de plástico e em
cada bandeja um líquido para o processo de revelação.
● Na
primeira bandeja: o REVELADOR;
● Na
segunda bandeja o INTERRUPTOR (vinagre, ácido acético);
● Na
terceira bandeja o FIXADOR
● Haverá
um 4º processo que é a LAVAGEM, que ocorrerá na pia do laboratório.
OBS: Em
nenhum momento as fotos são colocadas em um varal, elas são dispostas para
secar na bancada de granito, levemente inclinadas pela borda da bancada. O
revelador e o interruptor são descartados depois das oficinas, não podem ser
reaproveitados, o fixador poderá ser reaproveitado por um período maior. A
secagem durará cerca de 24 hs na bancada do laboratório. Posteriormente os
estudantes retornarão para fazer a cópia positiva e revelação da mesma, os
quais serão explicados em outro momento.
Negativos e Positivos capturados pelos estudantes:
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Negativo - Guilherme Diniz |
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Positivo - Guilherme Diniz |
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Negativo |
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Positivo |
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Negativo - Gabriel Grassel |
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Positivo - Gabriel Grassel |
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Negativo |
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Positivo |
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Negativo - Daiane Brum |
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Positivo - Daiane Brum |
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Negativo - Bruna Santos |
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Positivo - Bruna Santos |
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Negativo - Gabriel Grassel |
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Positivo - Gabriel Grassel |
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Negativo - Gabriel Pinheiro |
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Positivo - Gabriel Pinheiro |
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Negativo |
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Positivo |
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Negativo |
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Positivo |
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Negativo - Sara |
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Positivo - Sara |
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Negativo - Taliana Leal |
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Positivo - Taliana Leal |
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Negativo - Tassiane Silveira |
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Positivo - Tassiane Silveira |
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