Pular para o conteúdo principal

Oficina de Marmorização - 1ª visita, 27/05/2013, EMEF Júlio do Canto - Projeto "Fotografia na Lata".



MARMORIZAÇÃO

2º oficina de marmorização


Data de realização: 27/05/2013
Nome da escola: E.M.E.F Júlio do Canto
Diretora: Ruth Terezinha Carvalho Lopes
Endereço: Rua Bolívia, 119 – Vila Soares do Canto – Camobi – CEP: 97110-140
Telefone: 55 3226 1268

Alunos integrantes da oficina:
Beatriz Vieira Feck;
Bruna Gabriela C. dos Santos;
Daiane Oliveira de Brum;
Edinei Xavier da Silva;
Eric Souza da Silva;
Gabriel da Silva Pinheiro;
Gabriela Gonçalves Lemes;
Gisele Santana Rodrigues;
Guilherme Diniz Matias;
Igor Brum;
José Gabriel Machado Parreira;
Júlia Gabriéli Roque;
Larissa Lopes da Rosa;
Luciano Colaço Júnior;
Mateus Joel Roque;
Mikaela Farias Paula;
Sara Rubert Picolini;
Taliana da Silva Leal;
Tassiane da Silva Silveira;
Vanessa Martins de Medeiros;
Willian dos Santos Carvalho.


Materiais necessários para realização da oficina:
●     Tinta acrílica de várias cores;
●     Cola carboxi metil celulose (CMC);
●     Água;
●     Liquidificador;
●     Bandejas de plástico retangulares;
●     Toalhas grandes;
●     Réguas;
●     Tábua rasa e lisa;
●     Palitos grandes de madeira;
●     Conta-gotas grande de plástico;
●     Folhas brancas do tamanho A3

Modo de preparo da cola para marmorização:
A preparação da cola para a realização da marmorização deve-se misturar a cola CMC em pó com a água.
○     Em um liquidificador industrial utiliza-se para 6 litros de água a quantia de 0,30 gramas de CMC (pó) que equivale a medida de 8 colheres rasas. Deve ser batido por 12 minutos aproximadamente.
○     Em um liquidificador doméstico utiliza-se para 1 litro de água a quantia de 0,5 gramas de CMC (pó) aproximadamente, o que equivale a medida de 2 colheres rasas. Deve ser batido por certa de 5 minutos.
OBS: A cola CMC (pó) é encontrada em empresas que vendem produtos químicos, possui um preço acessível, custando cerca de R$ 60,00 o quilo.
            Após   dissolver a cola CMC na água, a mistura é colocada em bandejas plásticas retangulares (precisam ser maiores que o tamanho da folha), deixando a cola em repouso por cerca de mais ou menos 24 horas antes de utilizar, é necessário dar uma atenção especial à temperatura ambiente, pois é um fator que influência na consistência da cola.
            O repouso é muito importante para transformar o líquido em gel, que é o ponto certo para a realização do trabalho de marmorização.

Modo de preparo da tinta para a marmorização:

As tintas usadas para a marmorização são acrílicas e, portanto, pastosas, necessitando serem dissolvidas cada uma delas com um pouco de água, a tinta após a dissolução deve ficar líquida para passar pelo conta gotas, mas manter a cor ainda forte, pois deve destacar-se no gel que servirá para marmorizar. Separe cada cor diluída em pequenos potes de vidro ou acrílico com seu conta-gotas dentro e reserve.
Na preparação da tinta para esta oficina foi acrescentado álcool gel, além da água e da tinta acrílica, pois o álcool gel possibilita uma abertura/dilatação melhor da tinta em contato com a cola, o que acarretará em cores mais vivas para a marmorização.

Marmorizando o papel:
Nesta oficina o servidor e arquivista da UFSM Raone demonstrou alguns tipos de papéis marmorizados e os possíveis movimentos que podem ser realizados para criar a estampa marmorizada no papel.
Após a realização dos procedimentos anteriores a marmorização propriamente dita poderá ser iniciada com o grupo, para tanto serão realizados os seguintes passos:
●     Pingue as tintas (na cor de sua preferência) com um conta-gotas em cima do gel preparado e que estão descansando nas bandejas retangulares. A técnica de marmorização consiste em aplicar e trabalhar       diferentes cores de tintas, a junção de cores e formas vai de acordo com a criatividade de quem esta realizando esta técnica artística;
●     Com   um palito comprido pode-se realizar movimentos aleatórios nas tintas sobre cola formando formas diferentes, conforme o gosto de quem o desenvolve, este movimento trará o aspecto marmorizado ao papel. É imprescindível que se estoure com o auxílio do palito, qualquer bolha que se forme no gel de cola, pois as bolhas interferem no processo de marmorização. Além do palito, podem ser desenvolvidos materiais que propiciem mais formas, como pentes, escovas, entre outros materiais que inovem as formas dos desenhos indo além, conforme a criatividade de cada indivíduo;
●     Em seguida mergulha-se a folha de papel, tomando o cuidado de colocar o papel em formato de “U”, mergulhando primeiro a parte curvada do centro no gel de cola metil, somente mergulhando as extremidades da folha na sequência, alise as extremidades com intuito de evitar a formação de bolhas, pois se colocar a folha toda de uma vez pode ocorrer a formação bolhas de ar que não permitirão que a tinta se fixe no papel, deixando espaços sem cor.
●     A técnica funciona como uma “impressão” do desenho no papel.
●   Para retirar o papel da imersão de cola e tinta, levante uma borda do papel e vá puxando rente à lateral da forma, depositando o papel sobre a tábua para que o excesso de cola possa ser removido. 
·      Foi retirado o procedimento de retirada do excesso de cola com uma régua em cima de uma tábua. Em vez deste procedimento foi retirado o excesso de cola puxando o papel e raspando-o levemente na borda da bandeja retirando o excesso de cola, permitindo a eliminação da etapa realizada na oficina anterior de uso de tábua e régua para raspar o excesso de cola do papel. Em virtude da adoção deste novo procedimento, a técnica de marmorização ficou mais rápida sobrando mais tempo na oficina, o que permitiu aos alunos repetirem a técnica em mais um modelo de papel A3, sendo assim decidiu-se que nas próximas oficinas os alunos vão fazer 3 papéis marmorizados em vez de 2.

ALUNOS

Enquanto a primeira turma estava na oficina de marmorização a segunda estava na de fotografia na lata.   
A turma foi dividida em dois grupos, sendo a primeira turma composta de 11 alunos ao total sendo composta majoritariamente por meninos, nesta turma apenas um aluno se recusou a realizar a atividade, mesmo com a insistência da professora da Escola e dos participantes do projeto.


Em compensação o restante da turma adorou e realizou toda a tarefa com bastante criatividade e dedicação.
Observou-se nos participantes de ambas as turmas o entusiasmo e curiosidade sobre a técnica de marmorização, pois interpelaram as oficineiras com diversas perguntas sobre a elaboração da cola, da tinta e das técnicas empregadas.
A 2ª turma integra 10 alunos e é composta majoritariamente por meninas. Esta turma não apresentou nenhum receio, entregando-se abertamente às atividades propostas, demonstrou muito zelo e dedicação, demorou mais tempo que a turma anterior para a realização dos mesmos procedimentos, provavelmente, por ser composta majoritariamente por meninas, o grupo foi muito mais detalhista na elaboração da marmorização que os meninos da turma anterior.
Observou-se com a adoção da nova técnica de retirar o excesso da cola, os alunos apresentaram um pouco de dificuldade na remoção da mesma do papel, pois ficaram com receio de manusear o papel molhado e assim borrar a estampa marmorizada do papel.
Este grupo de estudantes também teve a oportunidade de receber uma rápida explicação sobre restauração de documentos, que também é realizada no laboratório de marmorização. De modo geral  o grupo mostrou-se muito entusiasmado em conhecer a técnica de marmorização e em conhecer o curso de arquivologia, os documentos restaurados pelos acadêmicos do curso além do próprio espaço da cidade universitária, exteriorizando a vontade de retornar e repetir a oficina, deixando o grupo de professores e colaborados enternecidos e gratos pela dedicação dos estudantes em abrir-se de forma positiva a esta nova experiência.

As fotografias que ilustram as oficinas são de autoria da acadêmica Alana Pieniz, do 5º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM:




























































































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 02/09/2013, EMEF Altina Teixeira- Projeto "Fotografia na Lata".

Oficina de Pinhole - Projeto “Fotografia na Lata” Data de Realização:  02/09/2013 Nome da Escola:  Escola Municipal de Ensino Fundamental Altina Teixeira Alunos Integrantes da Oficina Turma 81: Camila Mayer Pereira Ana Carolina da Silva Baptista Isadora Moraes Linhares Larissa Monteiro de Moura Bárbara Rodrigues Maiana Santos Toniolo Natiéli G. da Silva Vitória Miranda Camargo Brendha Lied K. Helen Dias Glen Abdalla Jéssica Lemos dos Santos Nicolas Emanuel Matheus Rodrigues Lucas Eduardo Cruz Machado Soares Lucas Gervasio Jordana Porso Franciele Moreira Pereira Thomas P. Oliveira Inacio O. da Rosa Turma 82: Jorge Roní Rossi Carlos Eduardo Marzari Oliveira Marcio Gomes Placil Theodora Winter Maus Ìngrid Boeher Ravanello Thayla Braga Alves Lívia Sarturi Quinhones Luciana de Andrade Silveira Rafaela Albiera Marques Sheron Souza de Oliveira Vitória Cesar da Silva Larissa Comin dos Santos Gabriela Menezes Maria Eduarda Marques Mor

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 07/10/2013,EMEF Escola Fontoura Ilha - Projeto "Fotografia na Lata"

Oficina de Pinhole - 1ª visita, 07/10/2013, EMEF Escola Fontoura Ilha- Projeto "Fotografia na Lata" Oficina de Pinhole - Projeto “Fotografia na Lata” Data de Realização: 07 /10/2013 Nome da Escola:  EMEF Escola Fontoura Ilha Alunos Integrantes da Oficina: Nesta primeira oficina da EMEF Escola Fontoura Ilha os alunos visitaram o laboratório de Fotografia. Materiais necessários para realização da oficina: ●  01 lata (pode ser de leite em pó ou café) ou caixa hermeticamente fechada e pintada de preto por dentro; ●  01 prego pequeno e 01 martelo; ●  01 agulha de costura; ●  01 pedaço de 05X05 cm de alumínio (lata de refrigerante ou cerveja) com um “X” escrito no verso de todo espaço do alumínio; ●   01 pedaço de papel fotográfico, o tamanho vai depender do tamanho da lata utilizada, mas para uma lata de leite ninho, por exemplo, use um pedaço de papel fotográfico de cerca de 7X7cm; ●   01 tripé para câmara fotográfica;

Oficina de Marmorização - 2ª visita, 14/10/2013, E.M.E.F Fontoura Ilha- Projeto "Fotografia na Lata"

Oficina de Marmorização - Projeto “Fotografia na Lata” Data de Realização : 14/10/2013 Nome da Escola:  EMFE Fontoura Ilha Alunos Integrantes da Oficina: Ana Julia de Oliveira Chaves Bruna Machado da Silveira Juliane Muller da Silva Laura Debiazi Bruno Henrique Haigon Martins Leonardo Bandeira José Carlos Corin Deizon Flores Pereira       Nesta segunda oficina da Escola Fontoura Ilha, os alunos realizaram a confecção das embalagens para a inserção das fotografias capturadas na lata na oficina de Pinhole. Estavam presentes nesta oficina nove (9) alunos e duas (2) professoras responsáveis.         Cabe salientar que nesta oficina, o grupo teve a presença de uma emissora de TV ( televisão) que estava documentando, por meio de filmagens, as atividades desenvolvidas pelo "Subprojeto Fotografia na Lata: criatividade com Pinhole e Marmorização".       Inicialmente a professora Sônia Elisabete Constante explicou, brevemente, sobre o trabalho desenvolvido no