Oficina de Marmorização - 1ª visita, 27/05/2013, EMEF Júlio do Canto - Projeto "Fotografia na Lata".
MARMORIZAÇÃO
2º oficina de
marmorização
Data de realização: 27/05/2013
Nome da escola: E.M.E.F Júlio do Canto
Diretora: Ruth Terezinha
Carvalho Lopes
Endereço: Rua Bolívia, 119 – Vila Soares do Canto – Camobi – CEP: 97110-140
Telefone: 55 3226 1268
Endereço: Rua Bolívia, 119 – Vila Soares do Canto – Camobi – CEP: 97110-140
Telefone: 55 3226 1268
Alunos integrantes da oficina:
Beatriz Vieira Feck;Bruna Gabriela C. dos Santos;
Daiane Oliveira de Brum;
Edinei Xavier da Silva;
Eric Souza da Silva;
Gabriel da Silva Pinheiro;
Gabriela Gonçalves Lemes;
Gisele Santana Rodrigues;
Guilherme Diniz Matias;
Igor Brum;
José Gabriel Machado Parreira;
Júlia Gabriéli Roque;
Larissa Lopes da Rosa;
Luciano Colaço Júnior;
Mateus Joel Roque;
Mikaela Farias Paula;
Sara Rubert Picolini;
Taliana da Silva Leal;
Tassiane da Silva Silveira;
Vanessa Martins de Medeiros;
Willian dos Santos Carvalho.
Materiais necessários para realização
da oficina:
● Tinta
acrílica de várias cores;
● Cola
carboxi metil celulose (CMC);
● Água;
● Liquidificador;
● Bandejas
de plástico retangulares;
● Toalhas
grandes;
● Réguas;
● Tábua
rasa e lisa;
● Palitos
grandes de madeira;
● Conta-gotas
grande de plástico;
● Folhas
brancas do tamanho A3
Modo de preparo da cola para marmorização:
A preparação da cola para a realização
da marmorização deve-se misturar a cola CMC em pó com a água.
○ Em
um liquidificador industrial utiliza-se para 6 litros de água a quantia de 0,30
gramas de CMC (pó) que equivale a medida de 8 colheres rasas. Deve ser batido
por 12 minutos aproximadamente.
○ Em
um liquidificador doméstico utiliza-se para 1 litro de água a quantia de 0,5
gramas de CMC (pó) aproximadamente, o que equivale a medida de 2 colheres
rasas. Deve ser batido por certa de 5 minutos.
OBS: A cola CMC (pó) é encontrada em
empresas que vendem produtos químicos, possui um preço acessível, custando
cerca de R$ 60,00 o quilo.
Após dissolver a cola CMC na água, a mistura é colocada em bandejas
plásticas retangulares (precisam ser maiores que o tamanho da folha), deixando
a cola em repouso por cerca de mais ou menos 24 horas antes de utilizar, é
necessário dar uma atenção especial à temperatura ambiente, pois é um fator que
influência na consistência da cola.
O repouso é muito importante para transformar o líquido em gel, que é o ponto
certo para a realização do trabalho de marmorização.
Modo de preparo da tinta para a marmorização:
As tintas usadas para a marmorização
são acrílicas e, portanto, pastosas, necessitando serem dissolvidas cada uma
delas com um pouco de água, a tinta após a dissolução deve ficar líquida para
passar pelo conta gotas, mas manter a cor ainda forte, pois deve destacar-se no
gel que servirá para marmorizar. Separe cada cor diluída em pequenos potes de
vidro ou acrílico com seu conta-gotas dentro e reserve.
Na preparação da tinta para esta oficina foi acrescentado álcool gel,
além da água e da tinta acrílica, pois o álcool gel possibilita uma
abertura/dilatação melhor da tinta em contato com a cola, o que acarretará em
cores mais vivas para a marmorização.
Marmorizando o papel:
Nesta oficina o servidor e arquivista da UFSM Raone demonstrou alguns
tipos de papéis marmorizados e os possíveis movimentos que podem ser realizados
para criar a estampa marmorizada no papel.
Após a realização dos procedimentos
anteriores a marmorização propriamente dita poderá ser iniciada com o grupo,
para tanto serão realizados os seguintes passos:
● Pingue
as tintas (na cor de sua preferência) com um conta-gotas em cima do gel
preparado e que estão descansando nas bandejas retangulares. A técnica de
marmorização consiste em aplicar e trabalhar
diferentes cores de tintas, a junção de cores e formas vai de acordo com a
criatividade de quem esta realizando esta técnica artística;
● Com
um palito comprido pode-se realizar movimentos aleatórios nas tintas
sobre cola formando formas diferentes, conforme o gosto de quem o desenvolve,
este movimento trará o aspecto marmorizado ao papel. É imprescindível que se
estoure com o auxílio do palito, qualquer bolha que se forme no gel de cola,
pois as bolhas interferem no processo de marmorização. Além do palito, podem
ser desenvolvidos materiais que propiciem mais formas, como pentes, escovas,
entre outros materiais que inovem as formas dos desenhos indo além, conforme a criatividade
de cada indivíduo;
● Em
seguida mergulha-se a folha de papel, tomando o cuidado de colocar o papel em
formato de “U”, mergulhando primeiro a parte curvada do centro no gel de cola
metil, somente mergulhando as extremidades da folha na sequência, alise as
extremidades com intuito de evitar a formação de bolhas, pois se colocar a
folha toda de uma vez pode ocorrer a formação bolhas de ar que não permitirão
que a tinta se fixe no papel, deixando espaços sem cor.
● A
técnica funciona como uma “impressão” do desenho no papel.
● Para retirar o papel da imersão de cola e tinta,
levante uma borda do papel e vá puxando rente à lateral da forma, depositando o
papel sobre a tábua para que o excesso de cola possa ser removido.
·
Foi retirado o procedimento de retirada
do excesso de cola com uma régua em cima de uma tábua. Em vez deste
procedimento foi retirado o excesso de cola puxando o papel e raspando-o
levemente na borda da bandeja retirando o excesso de cola, permitindo a eliminação
da etapa realizada na oficina anterior de uso de tábua e régua para raspar o
excesso de cola do papel. Em virtude da adoção deste novo procedimento, a
técnica de marmorização ficou mais rápida sobrando mais tempo na oficina, o que
permitiu aos alunos repetirem a técnica em mais um modelo de papel A3, sendo
assim decidiu-se que nas próximas oficinas os alunos vão fazer 3 papéis
marmorizados em vez de 2.
ALUNOS
Enquanto a primeira turma estava na
oficina de marmorização a segunda estava na de fotografia na
lata.
A turma foi dividida em dois grupos, sendo a primeira turma composta de
11 alunos ao total sendo composta majoritariamente por meninos, nesta turma
apenas um aluno se recusou a realizar a atividade, mesmo com a insistência da professora
da Escola e dos participantes do projeto.
Em compensação o restante da turma adorou e realizou toda a tarefa com
bastante criatividade e dedicação.
Observou-se nos participantes de ambas
as turmas o entusiasmo e curiosidade sobre a técnica de marmorização, pois
interpelaram as oficineiras com diversas perguntas sobre a elaboração da cola,
da tinta e das técnicas empregadas.
A 2ª turma integra 10 alunos e é
composta majoritariamente por meninas. Esta turma não apresentou nenhum receio,
entregando-se abertamente às atividades propostas, demonstrou muito zelo e
dedicação, demorou mais tempo que a turma anterior para a realização dos mesmos
procedimentos, provavelmente, por ser composta majoritariamente por meninas, o
grupo foi muito mais detalhista na elaboração da marmorização que os meninos da
turma anterior.
Observou-se com a adoção da nova
técnica de retirar o excesso da cola, os alunos apresentaram um pouco de
dificuldade na remoção da mesma do papel, pois ficaram com receio de manusear o
papel molhado e assim borrar a estampa marmorizada do papel.
Este grupo de estudantes também teve a
oportunidade de receber uma rápida explicação sobre restauração de documentos,
que também é realizada no laboratório de marmorização. De modo geral o
grupo mostrou-se muito entusiasmado em conhecer a técnica de marmorização e em
conhecer o curso de arquivologia, os documentos restaurados pelos acadêmicos do
curso além do próprio espaço da cidade universitária, exteriorizando a vontade
de retornar e repetir a oficina, deixando o grupo de professores e colaborados
enternecidos e gratos pela dedicação dos estudantes em abrir-se de forma
positiva a esta nova experiência.
As fotografias que
ilustram as oficinas são de autoria da acadêmica Alana Pieniz, do 5º semestre
do Curso de Arquivologia da UFSM:
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